Pretinho Basico é uma programa de entretenimento transmitido pela Rede Atlântida para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apresentado por Alexandre Fetter, com a participação de Cagê, Maurício Amaral, L. Potter, Porã, Everton Cunha e Marcos Piangers, com algumas participações de convidados, intitulados de Estrelas Movéis (Neto Fagundes, David Coimbra, Rodaika Dienstbach e Lelê) que aparecem em alguns programas. Em ocasiões especiais , todas as estrelas móveis se reúnem. O programa estreou no dia 2 de abril de 2007, transmitido a partir dos estúdios da Rádio Atlântida FM de Porto Alegre. A base do programa foram os três integrantes: Fetter, Maurício e Cagê, que antes faziam o mesmo tipo de programa em outra emissora, o programa Cafezinho na Pop Rock. Os três foram contratados pela Rádio Atlântida FM e a eles se juntaram os demais integrantes (exceto Piangers que entrou mais tarde). É exibido nos horários de 13:00 até 14:00 e 18:00 até 19:00, de segunda à sexta ou pela internet, ao vivo, nesses mesmos horários. São apresentadas ainda, reprise do programa aos sábados, nos horários convencionais e na internet são disponíveis os Podcasts, às 23 horas, todos os dias. O Pretinho Básico é produzido a partir de e-mails mandados pelo próprio público que interage, sendo na maioria das vezes fatos atuais e piadas. Cerca de 95% do material do Pretinho é enviado pelo público. Os integrantes do programa costumam fazer várias viagens pelos dois estados, com suas apresentações ao vivo, chamadas "Balada do Pretinho" (as famosas stand up's). E aparições por conhecidos colégios da capital gaúcha.
O programa possui seus personagens, ou "personalidades" como os próprios integrantes do programa costumam chamá-los. São interpretados por eles ou pelas estrelas móveis e geralmente são copiados pelos próprios integrantes, apesar de não ser "aconselhado" pelo âncora Alexandre Fetter. A cada tempo são criados novos personagens. Entre eles temos:
Almir: Personagem típico do programa, aparece em situações adversas. Quando algo de errado já aconteceu ou irá acontecer, seu nome é lembrado como principal suspeito. Costuma dar conselhos muito equivocados e atualmente é o assistente pessoal do Gordo Ronaldo. Durante as férias do apoio (Cagê), ele faz a voz de apoio, e se engana ao anunciar que haveria algum apoio na piada do Porã. Bordões: "Ah, querido...", "Pode ficar tranquilo quirido, Almir garante pra ti!", "Vai uma geladinha aí, gordo?", "Óóó!", "Vai tranquilo quirido!", "Vamo Faturá?" (da abertura dos Desclassificados do Almir). Interpretado por Marcos Piangers.
Alcemar: Interpretado pelo repórter do Cala a boca, Piangers Pedro Smanioto, que vai ao programa falar de seus afazeres de pedreiro e de poeta. Fala sempre de seu companheiro de obras Adão, que, segundo Alcemar, é baixinho e mau humorado.Bordões:"ôôô Adão, traiz as argamassa a-a-aqui na Atlântida".Em 26 de outubro de 2010 lançou no programa o "Funk da betorneira", falando das mulheres que passam em frente às obras. Quando falado "8 e 7" ele começa a imitar o Faustão.
Apoio: É o responsável por anteceder as piadas do Potter e do Porã e as cantadas do Potter. Ele se revolta muito quando o quadro anunciado por ele não tem apoio, essa revolta está relacionada a perda de sua mulher para o "cara do oferecimento". Interpretado por Cagê e eventualmente pelo Almir (Marcos Piangers) e pelo Cid (Everton Cunha).
Auditório: Característico, sempre bate palmas nos chamados "Flatos do dia" (sic) e vaia Alexandre Fetter quando recebe cartão ou são negadas propostas de ensaios de famosas. Causou polêmica entre os ouvintes se existia ou não. Interpretado por Cagê, Porã, Marcos Piangers, L. Potter e algumas estrelas móveis, juntos.
Batata: Melhor amigo do Joãozinho, sempre aparecendo como coadjuvante nas suas piadas. É característico pela sua voz típica de quem está com a boca cheia, raramente aparece no programa. Interpretado por Alexandre Fetter.
Campainha: Sempre apitando nas piadas do Joãozinho, em qualquer teste, em alguma discussão que não tem fim ou no caso de algum integrante falar algo que não devia. Em uma ocasião esteve com defeito por alguns dias e apitava a qualquer momento do programa. Interpretado, na maioria das vezes, por Maurício Amaral.
Castelhano: O argentino que, segundo ele mesmo nasceu em Camboriú, diz ter vindo de uma rádio chamada "General Madariagla". Muito malandro e esperto, vive dormindo em situações ditas como "chatas" emitindo um característico ronco. Costumava chamar Alexandre Fetter de "Alessandro". Diz-se que é pai de Marcos Piangers. Bordões: "Vô te dar um toque, cara", "Qual é o lance, cara?". Interpretado por Neto Fagundes.Canta a música "Guampa maneira".
Chacau Manezes: Imitação do Cacau Menezes. Sempre narrando fatos engraçados, com a sua calma e devida pausa. Muitos gaúchos não conheciam, por tratar-se de um comentarista catarinense, mas aos poucos se acostumaram. Interpretado por Marcos Piangers.
Cid Moreira: Imitação do próprio. Conhecido pela sua grande cabeça, sempre quer sair para a balada e cair na gandaia, ainda mais quando acompanhado de seus amigos Dr. Alceu e Pauzi. Vive se discutindo com o Duda (Porã). Bordões: "Onde estão as mulheeres?", "É pela minha grande cabeça que as mulheres se apaixonam!", "Boa noite" e "Jabulaaaniii". Interpretado por Everton Cunha.
Clô: Imitação de Clodovil. Sempre ligava para o programa, contava fatos de sua vida e atuava no helicoptero da Atlântida, "dando" informações sobre o tempo e trânsito. Atualmente fala com o programa pela "Linha do Além". Bordões: "Tudo bem, tudo bem, tudo bem?". Interpretado por Alexandre Fetter.
Controlador de voo: sempre aparece em piadas em aviões. Fala rapidamente, sem ninguém entender. Interpretado por Alexandre Fetter.
Cristiano Manueldo: O típico nativo de Portugal, leva tudo ao pé-da-letra, na maioria das vezes não se pode entender muito bem o que ele diz nas piadas, e sempre se mete em confusões. Interpretado por Everton Cunha.
Dirceu: Músico do programa, sempre com seu saxofone na boca. Aproveita os momentos dramáticos ou cômicos e começa tocar uma música incessantemente. Ele sempre sobrevive à chuva de tiros que Fetter lança sobre ele depois de uma canção. "Bordões": canções famosas como a Marcha Fúnebre e a trilha de abertura do Super Cine, entre outras, sempre ao som de seu saxofone. Interpretado por Cagê.
Dudu (ou DooDoo): A alma jovem do programa, sempre tirando com a cara de todos, principalmente com Fetter e Potter. Surgiu como um personagem que liberava senhas de uma promoção, virou um personagem popular e começou a trabalhar em outro programa da Rádio com o Porã, o Night Club. Logo ele cresceu e ficou muito arrogante, muito "estrelinha" como dizia o Fetter, isso foi um dos fatores que levou a sua demissão. Apesar de ele não trabalhar mais na rádio, aparece tentando arranjar algum serviço. O personagem foi inspirado no radialista Eduardo Santos. Bordões: "É isso aí cara!", "Qual é a senha cara?!, "Vou estourar várias champanhotas". Interpretado por Porã.
Dr. Alceu: Imitação do ex-governador do RS Alceu Collares. É quem comenta os fatos esportivos e administra as ligações telefônicas. Praticamente não se entende o que ele fala e, algumas vezes, é traduzido. Costuma chamar todo mundo de doutor e em algumas ocasiões profere palavrões. Bordões: "Exatamente!", "Doutor Fetter..." e "Putaquepariu!" . Interpretado por Mauricio Amaral.
Duda: Imitação do próprio Duda Calvin, vocalista da banda Tequila Baby. Se manifesta em diversas situações como conversas sobre o Rock e solicitando jovens meninas para clipes. Sempre discute com o Cid Moreira (Mr. Pi). Bordões: "Punk Rock até os ossos!", "Lembra Cagê?!" e "Dinho Ouro Branco..." referindo-se ao vocalista Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial. Interpretado por Porã.
D'Alessandro: Imitação do jogador do Inter. Não se entende nada do que fala por causa de sua voz muito fina. Sempre está perguntando onde o Porã está. Bordões:"Poquito de suerte" e "Cadê Porã?". Interpretado por L. Potter.
Enrico: Radialista esportivo argentino e amigo do Castelhano, entra no ar por telefone durante os comentários do seu conterrâneo, falando incompreensivelmente. Muito emotivo , Enrico sempre chora , mas quase nunca se consegue entender bem a razão disso. Interpretado por Neto Fagundes.
Gaúcho: A sátira dos gaúchos, insinua que qualquer gaúcho é homossexual, o que nem sempre é verdade. Essa personalidade chegou a apanhar em Cacequi, num grande episódio, junto com Piangers e Almir. Marcelo noticiou o feito. Bordões: "Tchêêê..." e "É bom uma entrada atrás...". Interpretado por Marcos Piangers.
Girimum: Sua personalidade é a de um típico adolescente de Porto Alegre, que fala alto e com muitas gírias. Começou sua aparição como uma imitação do Cagê em uma edição do programa Bola nas Costas, também da Rádio Atlântida, que é apresentado por alguns integrantes do pretinho. Nesta edição, Cagê não estava presente e um ouvinte pediu para falar com ele, então Everton Cunha começou a imitá-lo. Bordões: "Pô cara...vou botar na tua...", "Bá meu, queria dar esse toque aqui...". Interpretado por Everton Cunha.
Gordo Ronaldo: Imitação do Ronaldo Fenômeno. Sempre liga para o programa tentando esclarecer certas situações que acontecem consigo. Vive cantando a Rodaika, pra desespero do Fetter, que é chamado pelo mesmo de "Mongóla". O Almir é seu empresário. Bordões: "O importante é colocar a bola pra dentro!". "E aí pessoal dooo...", aí o "auditório" grita "Pretinho Básico!". Interpretado por Alexandre Fetter.
Idosos: aparecem em piadas características e dificilmente se entende o que eles falam... Interpretados por Alexandre Fetter ou David Coimbra.
Joãozinho: A criança do programa, participa quando pede explicações para o Porã sobre palavras estranhas ou expressões de duplo sentido proferidas por alguém e quando o Potter lhe faz perguntas do tipo "O que é, o que é:". Bordões: "Idiotão", "Tio Porã..." ou "Tio Almir...". Interpretado por Alexandre Fetter.
Josias: O caipira do programa, sempre tem tiradas inteligentes apesar de sua ignorância. Aparece quando há piadas sobre mineiros. Interpretado por Alexandre Fetter.
Judeu Salim (ou Jacó): Aparece como personagem principal de piadas ou notícias que relacionem judeus, sírios ou turcos. Bordões: "Vá lá cuidar da lojinha pro papai" e "Tem que fechar a lojinha pro Shabbath." referindo-se ao dia sagrado dos judeus, o sábado. Interpretado por Porã.
Lauro: goleiro do Internacional, sempre discute o caso de poder ser goleiro reserva. Com a voz muito fina e baixa, ninguém entende o que ele fala. Bordões: "São coisas que acontecem, né?". Interpretado por Everton Cunha.
Leila Torraca: Imitação do ator global Ney Latorraca. Entra no programa, em qualquer ocasião, "considerando" pessoas e famosos. Bordões: "Fetter: ótimo âncora, péssimo amigo"", "Porã: ótimo radialista, péssimo amigo!", "Adoro... Odeio...", "Nanini não me liga.", "Um presente que eu me dou!" e "Estamos em 2010, nos anos 70 se discutia isso!". Interpretado por Marcos Piangers e, evenetualmente, por Porã.
Marcelo Demente: Imitação de Marcelo Rezende, eventualmente interfere no meio de um e-mail ou notícia que está sendo lida, sempre gritando: "PAAARAAA", começa a debater os problemas e expor o "jornalismo verdade" que, segundo ele, só o Pretinho Básico possui. Embora negue, é extremamente sensacionalista e consegue colocar um "estrupo" no meio de todas as notícias. Apresentava todos os dias os "Destaques do ClicErreideTV", após os Destaques do ClicRBS. Recentemente mudou de emissora. Saiu da ErreideTV e foi para a BadNews, e agora está na "Rede Recorte" Bordões: "PAAARAAA", "Vai Pikachu", "BadNews, a má notícia em primeiro lugar", "Isso é jornalismo, amigo!", "Ataque sexual!" "Quem aqui né, amigo", "jornalismo verdade" e "Cala a boca, Marcelino. Corta pra mim, é comigo mesmo.". Interpretado por Marcos Piangers e ocasionalmente por Porã e Alexandre Fetter (que fazem os Marcelinos).
MC Guri: Rapper do programa, faz rimas ao estilo dos rappers Mano Brown, MV Bill e do grupo Da Guedes. Fala dos participantes do programa em ritmo de hip-hop. Sempre refere os bairros do Moinhos de Vento e Bela Vista, em Porto Alegre, e Jurerê Internacional e Beira-mar Norte, em Florianópolis, como locais carentes e que passam dificuldade (sendo que esses bairros concentram a classe mais rica dessas duas cidades). Através do MC Guri que se tornou conhecido o internauta e ouvinte "compositor" Luis Maffei. Bordões: "É lamentável!", "Aí já era!" e "No outro programa que apresento na rádio...". Interpretado por Marcos Piangers.
Meira: imitação de Luiz Onofre Meira, ex-conselheiro do Grêmio. Sempre aparece no Bola nas Costas, falando sobre o planejamento dos clubes. Bordões: "O importante é o planejamento...", "Querido...", "Evidentemente...". Interpretado por Everton Cunha.
Mulheres: são usados nas chamadas "vidas de merda" e quando mandam cartas... Interpretadas por Cagê e David Coimbra.
Nego Véio: O Gaúcho Bagual, macho e muito tradicionalista, diferente do outro gaúcho. Interpretado por Neto Fagundes.
Narrador:Era a voz pricipal quando falavam sobre piadas de futebol.Perdeu espaço nos últimos tempos.Era interpretado por Maurício Amaral.
Oferecimento: Personagem que aparece sempre em cantadas e piadas do Potter após o "Apoio" com o oferecimento de produtos fictícios com anúncio de duplo sentido, tendo uma vasta lista de trocadilhos. Bordões: "Preservativos gozex com tamanhos: Porã, pequeno, médio, grande e Ai-Meu-Deus!", "Refrigernates Umbu: agora na versão 5 litros, como pode Umbu ser tão grande assim?!", "Funerária um Irmão: antes eram dois!". Interpretado por Mauricio Amaral e eventualmente por Porã.
Pauzi: Imitação do vocalista Fauzi Beydoun da Tribo de Jah, sempre fazendo referências ao Reggae e à sua banda que é composta apenas por cegos, e falando sobre o Maranhão. Possui um humor sarcástico em suas colocações e admite plantar Manjericão. Bordões: "Alô Magnata!" , "Abre teu olho, magnata!", "Rrreggaeee!!!!" e "Vamos fazer uma fumaceira!?", em referência ao uso de entorpecentes. Interpretado por Porã.
Primo da Tuba: Tal como o Dirceu, usa sua enorme Tuba para fazer o acompanhamento das músicas. Interpretado por Neto Fagundes.
Quick Silva: Primo do Mick Silva do programa Sônica da Atlântida, dono de uma voz de locutor de jogo de futebol de rádio ele raramente aparece no programa, mas aparece em Piadas do Potter onde o tema é uma rádio. Bordões: "Fala alemão, como vai o gurizão?", perguntando ao Fetter sobre o filho dele , Théo. Interpretado por L. Potter.
Saulo Autuori: Imitação do ex-técnico do Grêmio, Paulo Autuori. Fazia suas aparições no Momento Bola nas Costas concedendo uma entrevista coletiva, fazia longos discursos, dava respostas quase sempre incompreensíveis e que não tinham nada a ver com as perguntas de seus entrevistadores. Recentemente voltou por via telefônica. Bordões: "Você está me entendendo?". Desde que o Autuori, o verdadeiro, saiu, o personagem não é mais feito. Interpretado por Everton Cunha.
Silvio: Imitação do Silvio Santos, sempre fazendo os testes de 'QI do Silvio', onde faz perguntas aos integrantes do programa com alternativas sempre bem "elaboradas",costuma também cantar a Rodaika, esposa de Alexandre Fetter. Bordões: "Ma-ma-ma oeee, vamos às perguntaaas!". Interpretado por Alexandre Fetter.
Tim Maia: Outra personalidade que usa a "Linha do além", dá as caras quando o retorno de som é cortado ou é fraco durante o programa. Bordões: "Onde tá o retorno, Vanderlei?", "Eu bem que te aviseeeeeii...", "Quatro horas da manhã?". Interpretado por Porã.
Toninho Teixeira: Apelidado de "Paulista" ou de T.T. Típico paulista afetado pela crise mundial. Sempre reclama da vida de "novo pobre" e relembra da vida em que aparecia nas revistas. É torcedor do Corinthians após virar pobre. Bordões: "Orra meu..." "Pior que ser pobre é ser ex-rico, o novo pobre.". Interpretado por Porã.
Zanzolin: Imitação de Armindo Antônio Ranzolin, locutor esportivo da Rádio Gaúcha, faz rápidos comentários com a "voz" característica de narradores de rádio durante as notícias, e-mails ou situações inusitadas do programa. Interpretado por Neto Fagundes.
Zé Wilker: Imitação do ator e apresentador do Oscar, José Wilker. Aparece sempre que se fala do Oscar. Interpretado por Mr. Pi.
bordões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(haaaaa velha!!!!!!!!!)
Ah, Velha!: Lelê, do Bola nas Costas, dizia esta frase pra referir sua mulher. Porã passou a falar este bordão após piadas para designar o machismo. É interpretado por ele.
Cagê, um homem atrás de seu tempo: Refere-se ao Cagê, o idoso do programa, quando fala de antiguidades.
É culpa da... MACONHA: Interpretado pelo Marcelo, foi proibido no dia 19 de Outubro por ser interpretado como uma apologia à droga ilícita. Existe a versão do Maurício Amaral: É culpa da PAMONHA!!!!
É brabo isso daí, tchê!: Ccasionalmente dita por Lelê em relação a vários fatos ou situações difíceis.
Estrupo!: Também interpretado pelo Marcelo, foi proibido em janeiro, substituído por "Ataque sexual!"
Eu posso ir embora?: normalmente dita por Mr. Pi, querendo encerrar alguma discussão sobre um assunto constrangedor, ou quando não há mais nada o que se falar a respeito.
Eu quero daaaaar: em momentos de loucura no programa ou na vinheta dos Flatos do dia, Maurício Amaral grita o bordão.
É verdade, amigo: Frase capturada pelos integrantes, é dita pelo Marcelo, ou feito pelo Piangers, ou pelo Porã. dita quando se concorda em tal fato.
Fia da pu: Adaptado de uma gíria de baixo calão. Também é usado como um cumprimento após as piadas. É usado durante a previsão do tempo pra designar os dias de chuva. Interpretado por Maurício Amaral
Homens, homens...: Interpretado por todos os homens do Pretinho, também é um bordão machista.
Parou Rubinho: quando há casos de traição e há o flagrante, é dito este bordão. Interpretado por Maurício Amaral;
Porã, uma máquina de se queimar!: É dito por todos os participantes do programa quando o Porã fala alguma grande besteira.
Potter, um Brasileiro: quando as piadas do Potter são muito ruins. Ultimamente não é muito dito.
Quem aqui né amigo: Dito por Marcelo Demente, o Piangers, quando é referente a qualquer assunto, e é capturado pelos integrantes.
Tchê!!!: É dito para provocar os gaúchos, insinuando a dúvida sobre a sexualidade. Interpretado pelo Gaúcho do Marcos Piangers.
Tô com uma fome, moreno... e Ai, Tarso...: ditas pela primeira vez pelo ex Rei Momo do Carnaval de Porto Alegre. A segunda frase referia-se ao então prefeito da capital Tarso Genro.
Vamos, vamos...: quando são citadas mulheres famosas relativamente bonitas e eventos com mulheres, ou quando uma piada muito ruim é contada. Interpretado pelo auditório.
Vou parar tudo que eu estou fazendo...: frase dita ocasionalmente por Maurício Amaral (ou por algum outro integrante) em inúmeras situações do programa.
Canções do programa
São cantadas de vez em quando. As vezes puxadas por algum participante ou porque foi lido um e-mail com alguma relação aos assuntos das canções. As vezes os participantes param de cantar para que os ouvintes, que muitas estão presos no trânsito, cantem para se divertir.
Designer: Versão da musica Y.M.C.A., de Village People. Fala sobre os Designers com um tom de ironia.
Rap da Gorda: Interpretado por MC Guri, personagem de Marcos Piangers. A base da canção é o instrumental de The Next Episode, sucesso de Dr. Dre e Snoop Dogg.
Guampa Maneira: A música é uma versão de Guantanamera, escrita por Joseíto Fernández. Guampa Maneira conta a história de uma traição, na visão do traído. Existe a versão Planta Maneira, que fala sobre Pauzi quando "fuma".
La Guampa: Versão do sucesso de Los Lobos nos anos 80, La Bamba. O vocalista principal é o personagem Castelhano, interpretado por Neto Fagundes.
Amigo Bambi: sátira de Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica. Fala da saída de Fetter para as férias. Também tem a versão "Amigo Pauzi", sobre o dia-a-dia dele.
Rap do Pretinho: Música que surgiu de uma "parceria" de MC Guri com MV Bill. Na verdade é a "colagem" de trechos de uma música do MV Bill com o improviso do Guri. O trecho do promissor MC foi gravado ao vivo no PB.
Sátiras de Então É Natal: Cantadas pelos Meninos Tenores e pelo tenor André Bokecelli, referem-se a situações incomuns nas festas, como micos de mulheres e troca de nomes causados por avós muito idosos.
Funk da betorneira: Alcemar lança a música que compôs na obra em que trabalha.
Hino da RBS: Não é na verdade um hino, mas sim, uma brincadeira com nomes das personalidades da RBS TV e da TVCOM. Uma sátira aos funcionários "puxa-saco" dos seus chefes. Sua base é o instrumental da música "Loving Every Minute" do grupo Lighthouse Family.
Quadros
Geralmente o programa passa por diversos "quadros", alguns móveis e outros, fixos. Os principais são eles:
Dia de...: Narrado por Alexandre Fetter, às 13 horas, ele diz, com colaborações dos ouvintes, cada homenagem do dia: Bordões: "Obrigado você que é..." e "Dia do atleta profissional"
Aniversariantes do dia: Fetter sempre informa, às 13 horas, as celebridades que fazem aniversários.
Destaques Comentados do ClicRBS: Nos dois horários, Fetter retira do site ClicRBS (especialmente do jornal Zero Hora e do Diário Catarinense) as notícias do dia.
Plantão BadNews: "A Má Notícia em Primeiro Lugar" (Sátira da Bandeirantes). Recentemente Marcelo mudou de emissora, mas praticamente a mesma coisa do ClicErreideTv. No ar às 13 horas.
Bota a boca: Após o Bola nas Costas, dito por Porã (eventualmente por Alexandre Fetter), é o quadro onde os ouvintes mandam suas reclamações para o programa.
Flatos do Dia: Narrado por Cagê, ele informa, de minuto em minuto, os fatos das celebridades, às vezes se atrapalhando ao dizer os nomes deles. Possui como tema de fundo o Plantão da Globo, dando a impressão de hard news. Na ausência do Cagê, Girimum (Mr. Pi) apresenta o quadro. Vai ao ar sempre às 18 horas.
Piadas e Cantadas do Potter: Geralmente mal interpretadas, possuem apoios de duplo sentido. Recentemente a Cantada do potter passou a ter apoio de verdade, de uma rede de danceterias.
Piadas Velhas do Porã: Recentemente passaram a ter apoios, devido a saída do Potter por motivos médicos. São piadas, não necessariamente, velhas. O auditório sempre pede mais umas.
Frases: Geralmente são de caminhão, ou do Millôr Fernandes. Também existem as Frases antes de morrer ou frases do twitter de @oclebermachado, sátira do narrador da Rede Globo Cléber Machado
Verdades...: geralmente sobre o Cagê, José Mayer (retirados do Twitter) e Neto Fagundes, referem eles a exageros, impossíveis de acontecer.
Curiosidades: Lelê informa curiosidades esquisitas e geralmente de pequena noção.
Listas e signos: Algumas listas são de "dez mais". Outras listas, relacionam os signos do zodíaco.
Momento Bola nas Costas: Dito pelo Doutor Alceu, é o quadro mais tradicional, de esportes, abre o segundo bloco de cada programa. Por meses, chegou a ser dito pelo L. Potter. Possuem apoios de verdade, de uma marca de tênis e de uma marca de espumantes.
Vida de merda: são as humilhações e micos dos ouvintes, incomuns no dia-a-dia. Interpretados por Cagê.
Momento musical: Acontece geralmente pra fechar os programas, são os tapa-buracos do programa e a divisão de rede entre FM e internet no fim do programa das 18 horas (as emissoras FM, por força de lei, ficam com a voz do Brasil).
Classificados do Pretinho: Acontece no final do primeiro bloco, em que são divulgados classificados enviados pelos próprios ouvintes por e-mail. O Clá-clá é garantido de retorno, mas não de exibição.
Desclassificados do Almir: Acontece logo após os Classificados do Pretinho. Nele, Almir vende prdutos incríveis, como água em pó (basta misturar água e beber), Ferrari preta (de queimado) e pára quedas usado apenas uma vez (com uma pequena mancha de sangue).
Classificados do Nego Véio: Esporadicamente acontece após os Classificados do Pretinho. Nele, o Nego Véio vende produtos na linguagem gauchesca.
Cabelo no Spaghetti: Apelidado de a Dança dos Famosos do Pretinho. Sempre ao fim do programa das 13 horas, Duda Garbi, do Kzuka e do Cala a Boca Piangers (programa de TV), passa trotes (que já estão gravados a mais ou menos 3 meses) para os integrantes do programa, alguns outros empregados da RBS, músicos e esportistas. Recentemente, os trotes tem sido para empresas, escolas, lojas, entre outros. Ali surgiram os personagens:
Jeiso: o típico guri de Porto Alegre, da Zona Norte, com seu sotaque característico. Ocasionalmente o personagem aparece fora do quadro e participa de algumas edições do Pretinho Básico. Já pegou com esse personagem o cantor Armandinho e Luiz Onofre Meira.
Ricardo Prates: empresário que trabalha para empresas conhecidas e é vocalista da Extrela Dalva, do grande sucesso Não Aceito Não. Com essa personalidade, passou trotes em Luiz Carlos Prates e o goleiro colorado Lauro.
Aldo, de Teutônia: o colono do interior, sempre com sotaque característico de descendente de alemão. O personagem possui algumas semelhanças com o famoso Willmutt. "Tapeou" o árbitro Leandro Vuaden e a radialista Kátia Suman.
Salmos do Cid: não são exatamente textos bíblicos, mas as primeiras estrofes das músicas que entram no Discorama 2ª edição para o RS. O quadro vai ao ar para dividir a rede FM e internet, pois as emissoras FM devem fazer a transmissão obrigatória da Voz do Brasil.
curióóóóóó sidades....(kkkkkkkkkkk)
Em um programa das 18h do inverno de 2009, o programa foi interrompido para a desinfestação do estúdio após um ato flatulento do comunicador Porã, que havia comido uma feijoada a tarde em comemoração ao aniversário de sua mãe. Porã foi expulso, e durante a interrupção a "banda do pretinho" tocou a parte instrumental da música "Designer". Após retornarem, Porã enviou uma mensagem SMS se desculpando pelo ocorrido. Esta foi a primeira expulsão de Porã do programa.
No programa das 13:00 do dia 22 de julho de 2009, L. Potter recebe uma ligação ao vivo sobre um suposto sequestro de sua filha, o já comum golpe do falso sequestro. Este fato gerou muita discussão, chegando a gerar um bordão: Ô paiêêê, vem me buscar !. [1].
A edição das 18 horas do dia 22 de setembro de 2009 foi sem intervalos comerciais por 90 minutos (60 de Pretinho e 30 de Discorama), com isso, os integrantes reclamaram de falta de pagamento do patrocínio à rádio e não houve o quadro do Dr. Alceu (Maurício Amaral), apenas piadas do Porã e crônicas de David Coimbra.
Na edição das 18 horas do dia 22 de outubro de 2009, aos 37 minutos, o apresentador Alexandre Fetter sofreu a sua primeira empulhada, ao ler um e-mail sobre madeiras com cheiro de cocô, enviado pelo ouvinte Jaci Borreau. No mesmo programa, o apresentador chamou o show do intervalo duas vezes [2].
Na edição das 18 horas do dia 18 de dezembro de 2009, iniciou uma promoção onde os pretinhos ligam para um ouvinte cadastrado para mandar uma mensagem de Natal.
Todos os anos, no dia 24 de dezembro, acontece o "amigo secreto do Pretinho", que envolve estrelas fixas, móveis e personagens.
Desde o dia 4 de janeiro de 2010, são proibidos termos chulos, como exemplo, "pinto pequeno". Porã e Potter prometeram colaborar em evitar esses termos para tornar o Pretinho Básico um programa mais de "família".
No dia 30 de março de 2010, o verdadeiro Cid Moreira participou do programa das 13h, na divulgação do livro "Boa Noite" e com um encontro histórico entre o Cid verdadeiro e o Cid personagem (interpretado por Mr. Pi). Durante a entrevista, o Cid verdadeiro chegou a perguntar para Fetter: "Não é você quem manda nesse programa?", frase que acabou sendo adaptada pelo Cid personagem.
No dia 3 de maio de 2010, durante o programa Bola nas Costas, que cobria a premiação dos Melhores do Gauchão 2010, ocorre um encontro entre o verdadeiro Luiz Onofre Meira e o personagem Dr. Meira, interpretado por Mr. Pi.
No dia 21 de julho de 2010, Alexandre Fetter pediu Rodaika em casamento ao vivo no programa das 13 horas.
----> parece que ela aceitou...
----------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário